ATUALIZAÇÃO DO QUADRO DE DISJUNTORES
QUADRO ELÉTRICO ANTIGO
A princípio, sabemos que a tecnologia vem avançando cada vez mais rápido. Podemos perceber também que novos equipamentos estão sendo desenvolvidos, ou seja, sempre quando novas tecnologias são desenvolvidas, surgem sempre novos produtos, peças e serviços.
Logo, quando se trata de quadro de disjuntores, não fica atrás, a cada prazo determinado pelas normas da NBR ele será atualizado, pois novos componentes e novos produtos vem sendo desenvolvidos. A muitos anos atrás os quadros de disjuntores eram dimensionados de uma forma simples e não tão bem elaborada. Com o avanço da tecnologia, podemos hoje contar com novos equipamentos que nos permitem mais segurança e também mais praticidade.
Tendo em vista que em alguns anos passados não tínhamos outras opções, ficávamos muito limitados. Conforme normas da NBR 5410/2004 (órgão que rege as instalações elétricas), foram implementados novos padrões. Por exemplo, um quadro elétrico atual ele deve conter: (IDR) que significa interruptor diferencial residual, (DPS) que significa dispositivo de proteção contra surtos, disjuntores bipolares e disjuntores unipolares, sendo a rede de entrada do seu imóvel bifásico ou trifásico.
Um quadro de disjuntores padrão deve conter: barramento neutro, barramento terra e aterramento devido. Também, algo que julgo muito importante e a empresa prioriza em nossas instalações, é o espaço físico (tamanho do quadro distribuidor), para passagem de cabos e suas futuras alterações.
QUADRO ELÉTRICO ATUALIZADO
Os cabos devem ser dimensionados corretamente, seus disjuntores devem ser dimensionados separadamente para cada item elétrico de seu imóvel. Isso lhe trará rendimento em sua conta de luz, e o principal, segurança para você e sua família.
DICA: proteja-se contra incêndios, curto-circuito, descarga elétrica, descargas elétricas, use sempre material apropriado e de boa qualidade.
PRECISANDO DE UMA ELETRICISTA PARA TROCAR OU ATUALIZAR O QUADRO ELÉTRICO?
CHAME O ELETRICISTA 24 HORAS JÁ.
PORQUE DEVO ATUALIZAR MEU QUADRO DE DISJUNTORES?
Porque devo atualizar meu quadro de disjuntores se ele funciona certinho? Ouvi essa pergunta de um cliente quando fui atendê-lo. Chegando no local me deparei com o quadro elétrico de sua residência e ele me relatou que já fazia em média 40 anos que o quadro funcionava daquela maneira (funcionava certinho). Quando me propus a manutenção devida constatei vários problemas:
1º- a caixa era muito antiga e madeirada;
2º- os disjuntores eram nema (mais antigos);
3º- a caixa de disjuntores com apenas alguns, porém não atendiam a demanda da casa;
4º- fiação toda irregular (cabos rígidos).
Expliquei o motivo no qual ele deveria atualizar o quadro. Eu disse que o quadro, além de estar fora de padrão, aqueles disjuntores nema, que cada vez mais difíceis de achar e que se achasse ficaria bem mais caro a manutenção.
Eu disse que a fiação da casa, embora ainda estivesse funcional e por ser muito antiga (cabos rígidos), dessa forma, estaria proporcionando aumento excessivo em sua conta de luz. Disse também que, autorizando a troca do quadro e da fiação do imóvel, ficaria mais seguro e sem riscos de incêndio e curto-circuito.
Ou seja, ele também passaria a ter uma economia de mais ou menos 30% em sua conta de luz. Quando falei isso, imediatamente, ele autorizou os serviços de troca do quadro e fiação da residência.
Ficou super feliz em negociar com nossa empresa e depois nos recomendou para outros amigos clientes, onde tivemos maior prazer em atendê-los.
ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES